quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A pseudociência

Sempre duvidei do horóscopo. Mas sempre li. Sabe como é, na dúvida, não custa passar os olhos em três ou quatro linhas e ver se me darei bem no trabalho ou se o dia está bom para viajar. Por ação da curiosidade, pesquisei. Afinal, da onde sai este tal horóscopo? Defini-lo-ei: “é uma pseudociência ligada ao esoterismo que se baseia em uma série de crenças dos povos da antigüidade, que afirmavam que os astros influenciavam o destino das pessoas e da natureza.” Bom. Se é pseudociência, posso concluir: nem ciência o coitado é. Outra dúvida leiga: o horóscopo vem do bem ou do mal? Deus ou diabo? Polícia ou ladrão?
Convenhamos, acredito, até certo ponto, que os astros, planetas, estrelas ou qualquer coisa que ronde a Terra, possa influenciar no momento em que uma pessoa nasce. Admito que não sei porquê, mas parece que influencia mesmo. Deve ter alguma fórmula matemática ou algo equivalente, que diga: netuno ao quadrado vezes estrela 34 mais dia 12 é igual a uma pessoa estressada. Compara-se com pedra, papel, tesoura; par ou impar; minha mãe mandou; etc. Cada movimento corresponde a alguma ação...
Faço um esforço astrológico – não saindo do assunto - para aceitar que a personalidade da pessoa vai ser assim ou assada, se Mercúrio estava mais pra lá ou mais pra cá, se Vênus estava namorando a lua. Ninguém sabe sequer falar quando nasce, como vai adivinhar a posição da lua? Lanço uma teoria astrológica, mais prática e menos complexa: a pessoa será braba se a irritarem e será tranqüila se a deixarem em paz. Simples não?
O que mais me deixa em dúvida, ainda, é o horóscopo diário. Dia bom para viagens... Dou um recado às astrólogas: se o dia é bom para viagens eu não sei, mas tenho certeza que o dia em que eu viajar, será ótimo. Hoje você terá um dia ótimo no trabalho... e para quem ainda estuda? Não se pode ter um ótimo dia no trabalho, quem não trabalha.
Poderia passar o dia me perguntando sobre o horóscopo e, cada vez mais, ficando em dúvida sobre isso. Mas já que não tenho o dia todo, sabe como é, não custa passar os olhos...

4 comentários:

Unknown disse...

ee Silããoo... muito boom textoo!! :D

Anna Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anna Paula disse...

É,essas coisas esotéricas dão o que falar!
Eu sempre me interessava e fazia questão de comprar as revistinhas do signo, tinha fé no que estava escrito ali.Mas com o tempo acabei desacreditando e como você mesmo citou havia previsões que não faziam parte do meu cotidiano hehehehehee

Unknown disse...

Com o trânsito do jeito que anda, tantas mortes, às vezes eu penso: será que nunca alguém num dia "bom para viajar", acabou morrendo? Isso é muito possível.
Gostaria que o horóscopo fosse assim: "Hoje você vai ser atropelado! Não saia de casa!" Aí sim, leria todos os dias. E, mesmo não acreditando nisso, só por via das dúvidas, ficaria em casa.
E se isso fosse realmente real, só existiria 12 tipos de pessoas, 12 personalidades para 6 bilhões de pessoas. Por isso, não sei. Não acredito, mas como tu Silão, dou uma olhadinha por via das dúvidas. Vai que diz "Não saia de casa! Olha o caminhão amarelo!".