sábado, 29 de novembro de 2008

O melhor do Brasil é o brasileiro?!?!

“Moro num país tropical/ abençoado por Deus/ e bonito por natureza.”
Bom, se assim fosse. Calma! Não estou dizendo que não acho o nosso Brasil varonil um país ruim. Mas vamos ser sinceros. Tá, temos 5 copas do mundo, o melhor jogador a mulher mais bonita, e também exportamos bastante, visto que, somos um país-continente. Ah, e também não temos terremoto, ou pelo menos não tínhamos.
Falo isso porque não era pra ser assim. Não precisava. Quanta preocupação nos traz essa enchente em Santa Catarina. Nos deixa ansiosos, aflitos até trêmulos. Não somos nada, e não estou falando dos brasileiros, estou falando dos terráqueos. Os homens constroem, montam,edificam. E aí? Vem uma chuva e destrói, desmonta. O quão vulneráveis somos nós. E quantas catástrofes vem acontecendo nestes últimos tempos. Catástrofes que outrora não existiam, é o espelho, o reflexo do que o homem fez e que, pelo jeito, vai seguir fazendo.
Mas tudo bem, voltamos ao Brasil e a Santa Catarina. O povo que chama os políticos de desonestos e anti-éticos, e não por acaso, mostra que também não conhece muito sobre isso. Pois num momento em que o que devia imperar era a solidariedade, vemos do lado dos comerciantes água sendo vendida a preço de ouro e do lado dos consumidores, assaltos à lojas e supermercados. É aceitável e perdoável o que é roubado para sobrevivência, comida, água.. Porém, eu penso que o ser humano vive sem uma TV de plasma. Não era pra ser assim. A ocasião faz o ladrão já dizia a velha sentença, e o que me põem em dúvida o que é mais triste, o que está sendo feito com o povo ou o que o povo está fazendo.
Nesse ritmo vamos indo. E, tentando pensar pelo lado bom, se é que ele existe, o que resta a nós é ajudar. Resgatar o que perdemos, e não falo aqui de coisas materiais. Falo do que realmente vale, sentimentos como fraternidade, irmandade e solidariedade. O velho e bom sermão que diz: fazer o bem sem olhar a quem. Afinal, hoje são eles... (prefiro não terminar a frase)