segunda-feira, 12 de abril de 2010

Nossas representações

Na Mitologia tivemos Deuses, inúmeros, cada um com uma representação e um simbolismo. Confesso que, por pura ignorância, pouco os conheço. Porém sei que esses Deuses, depois de tanto tempo, estão presentes em nossas vidas. Inclusive, tudo o que dá significação para o que fizemos e temos, foi e é regido por eles. Conto agora, parte da representação de Prometeu, filho de Jápeto, pai de Deucalião.

Prometeu, assim como o pai, era um titã. Com o perdão do trocadilho, ele não apenas prometeu, mas criou os homens. Juntamente com seu irmão, Epimeteu, ele teve a tarefa de criar todos os homens e animais, e assim, lhe atribuir características e dons, como: rapidez, força, coragem e tudo aquilo que um homem precisa pra se tornar o Zé Mayer. Além disso, assim como nossos políticos, Prometeu roubou - outro trocadilho - , o fogo de Zeus, e deu de presente àqueles que criava, os mortais. Daí vem a chama Olímpica, uma homenagem a Zeus, que foi roubado. Diferente de hoje em dia, quando todo mundo é roubado e ninguém é homenageado, até porque se assim fosse, viveríamos de cerimônias. Em síntese, os fogos, nos jogos, remontam ao passado, à tradição... Assim se confirmam da onde provêm essas representações que seguimos e acreditamos. Enquanto ocorrem os jogos a tocha permanece acesa, deixando assim, vivo o espírito olímpico.

Comparado ao fogo que é aceso, nasceu Helena. Helena tem como significado e representação também, o fogo. É luz, tocha. E de algum modo ou outro, Helena traz sua significação lá da Mitologia. E a sua representação, além do nome que já lhe foi dado, começa a ser construída. Para cada um de nós, Helena já tem seu significado. Para mim, Helena não representa apenas “fogo e luz”, e sim, felicidade por ver que os próximos, meus e dela, felizes também estão. Por agora ter conosco, mais um motivo para estarmos unidos e felizes celebrando o que Prometeu, cumpriu.

Sinceros Parabéns ao Papai e a Mamãe.