terça-feira, 1 de setembro de 2009

Internet: bom ou ruim?

Vivemos atualmente, numa sociedade em que a rapidez é necessidade. A Era da tecnologia nos remete à frase mais ouvida nos últimos tempos pelos povos: “é pra ontem”. Ao passo em que a sociedade evolui em apenas um ano, o que era para evoluir em dez nos deixa satisfeitos e ao mesmo tempo, preocupados. É a tecnologia, isso já sabemos. O que não sabemos é: bom ou ruim?
Há muito tempo, assim que o grande “boom” da internet surgiu, escutamos uma das frases mais bem construídas sobre o tema. “A internet afasta os próximos e aproxima os distantes”. Pois bem, o mundo só evolui desta forma porque conseguimos comunicar em segundos o outro lado do mundo o que está se passando aqui. O que convenhamos, demoraríamos meses e até anos, num passado não muito distante. O que perdemos, e muito, foi o romantismo da evolução e da comunicação que tínhamos no século passado, por exemplo.
A arte saudosista de se escrever na ponta do lápis e demorar, um pouco mais, para comunicar algo. O que nos apavora é o fato de, ao invés de dar bom dia para pessoa ao lado, mandamos um e-mail. As pessoas de uns anos pra cá substituíram a fala pelo bater de teclas e o clicar de mouses.
Contudo, esperamos a evolução. Afinal, é disso que a humanidade depende para um dia alcançarmos a igualdade e a sustentabilidade entre os povos do mundo. Mas, ninguém disse que para evoluirmos, precisamos ser tão práticos, ágeis e frios. O futuro da evolução do homem pode esperar algum segundos, para deixarmos de mandar um e-mail, nos levantarmos da cadeira e irmos dar bom dia ao nosso colega da sala ao lado. Se assim for, afirmamos com precisão: a internet vem para o bem!