sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PP ou MKT?

Eu sempre me perguntei, e por mais inútil que pareça ser, acho que nunca vou chegar a uma conclusão concreta. O que é maior/melhor? O marketing ou a propaganda? Sei que eles caminham de mãos dadas e sei que vou ser crucificado por levantar essa questão. Também vou ser chamado de burro, porque parece ser uma questão que não aceita comparações – assim como a Itaipava (ironia). Mas nesse tal mercado publicitário, devemos admitir que tudo é disputa, principalmente de egos e, não obstante, as áreas desse mercado também tem ego. Pois estas mesmas áreas, tem pessoas, e essas pessoas tem ego. Ainda mais nessa área... Um ciclo, não?!

Só que mesmo bem parecidos, ao ponto de não permitir comparações, jamais conseguiremos confundir um publicitário com um “marqueteiro”, a diferença é sensível aos olhos e aos ouvidos. Marqueteiros usam camisa e sapato e falam em marketshare e target. Publicitários por sua vez, all star, camisa curta e falam de games. Marqueteiros usam o penteado dos atores da nova das seis, pro lado, lambido. Publicitários ou não usam cabelo, ou os que têm usam escabelado. E existem aqueles que são versáteis, ou que ainda não sabem o que são, usam camisa e all star. Mas isso não delimita quem é bom ou ruim. É apenas questão de estilo.

Mas voltando ao assunto em pauta, marketing e publicidade ao mesmo tempo em que se parecem tanto, são muito diferentes, e ao mesmo tempo em que se ajudam e se sustentam, simultaneamente, travam uma disputa entre si. Isso reflete na relação comercial. É o desafio para a pequena empresa, investir em um logo, uma faixa e um banner sem planejamento algum, ou investir em um planejamento de marketing a médio/longo prazo, porém sem propagar isso.

A propaganda, por mais redundante que seja, propaga. Mas o marketing que está por trás dela é indispensável. A pequena empresa só é pequena por que quer. Porque escolhe ou o marketing ou a publicidade nesse sentido. E isso ainda é muito confuso para muitos mercados. Quando a pequena ou micro empresa tiver coragem de investir nos dois, se tornará grande. Me questiono ainda qual tem mais poder. Qual é ferramenta do outro. Alguns vão dizer que obviamente, o marketing é menor e é apenas um dos nichos da propaganda. Porém, marketing inclui a administração e essa área não é nem um pouco pequena. A disputa travada,, é levada inovação a inovação. Novos conceitos. Novas ferramentas, marketing 2.0. Propaganda/publicidade é arte. Marketing, resultados.

Na dúvida, fique com os dois.