sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Como ser feliz

O Brasil sabe. E a cidade maravilhosa, também! Estamos felizes. Demais. As Olimpíadas são nossas, e isto pelo melhor dos lados deve servir de motivo para vermos que, com boa vontade, conseguimos e podemos ser melhores que chineses, americanos e europeus.
O Brasil tem a receita da felicidade, e desconfio que esteja no bolso do nosso querido presidente. Devemos pegá-la. Lula sabe, de um modo ou outro, conquistar a simpatia do público e dos seus eleitores. Seja viajando para Copenhague para discursar pelo esporte, seja descobrindo sal embaixo da terra. Este gordinho, barbudo e sem um dedo mínimo, está surpreendendo à todos, inclusive a mim, e entrando pra história com bons e maus feitos. Mas sem dúvida, feitos.
Discursou – obviamente, em português – frente aos homens mais poderosos do planeta, em destaque: o moreno e o olhinho esticado. E não deixou a desejar, tanto que levou – ou melhor, trouxe – as Olimpíadas para o Rio.
Aí mora minha preocupação, no Rio. A cidade maravilhosa! Imagina se acontece algo errado? E se os traficantes não fornecem uma “pura” aos turistas? E se as pizzas terminam frias nas mesas dos líderes políticos que se achegam para prestigiar o evento? E se o churrasco de confraternização estoura a tampa e cai na carne? Terá uma segunda opção? Feijão tropeiro, quem sabe... O pior: Imagina se uma bala perdida encontra alguém? Que vergonha seria...
Mas assim é o Brasil. Assim, feliz! Não importa que tenhamos balas, pizzas azedas, churrascos com vidro... A Olimpíada é nossa! Retrato dessa indiferença era a quantidade de pessoas na praia em pleno meio dia de sexta feira. Todas orgulhosas. Procurando as câmeras para gritar em alto e bom som: estou faltando o trabalho pra vir aqui! Que beleza!
Somos o retrato dos nossos líderes, que estão faltando o trabalho para ir à Copenhague. Porém não vamos culpá-los, pois eles fizeram o dever de casa, fora dela. São exemplo de como faltar aos deveres e ao mesmo tempo se redimir. Outro feito surpreendente. E é por isso e pelo que – tenho certeza - há de vir, prometo: não me preocuparei mais com nenhum dos problemas da nação, faltarei ao trabalho para ir à praia, não ajudarei as vovós a atravessar a faixa e muito menos pararei nos sinais vermelho. E se conseguir algum dinheiro público, juro que vou a Copenhague. Sabe porquê? Por que a Olimpíada é nossa! E com isso, já estou feliz, à moda brasileira, é claro!

5 comentários:

Unknown disse...

Tomara que a Copa e as Olimpíadas ajudem a melhorar a qualidade de vida no Brasil após estes eventos. Vendo de longe, não enxerguei nenhuma mudança que, por exemplo, o Pan do Rio trouxe para a cidade. Ainda vemos absurdos em relação, principalmente, a segurança. Resta a nós torcer por um trabalho sério das autoridades, e uma ajuda popular para que as nossas Olimpíadas sejam um sucesso. Abraço.

Silas Stabile disse...

Em síntese, Pan, Olímpiada e Copa somam quase que nada, com exceção para alguns dias de entretenimento para os brasileiros e um pouco de mídia no exterior.

Unknown disse...

Só não espero que aconteça o que aconteceu no Pan, houve dinheiro que "sumiu", e até hoje não sabe onde foi parar...

Darlan Santos disse...

Massa o blog silão...mas eu particularmente nao estava torcendo por essa vitória, pelo simples fato de que vai ser investido bilhões de reais em algo que pode nao dar retorno, o pan já ficou de exemplo, obras inacabadas, o engenhão que foi feito como padrão fifa, nem perto chegou disso, as instalações aquelas das delegações, tudo abandonado, recursos desviados, ou seja, tem de se pensar agora...reutilizar como essas obras e investimentos que vao ser feitos?? nao pode ficah parado q nem essas do pan...mas eu nao sei nao, acredito que seria muito mais prazeroso ver esses bilhoes ser investido na saude e na educação, do que no esporte...mas agra o q resta para nós é torcer para que dê tudo certo e que nao decepcionamos nao somente os brasileiros, mas o mundo inteiro!!! abração silaao!!!

Camila Cassol disse...

Silas, muito bem escrito teu texto, como falaste, somos o retrato dos nossos lideres assim como eles são o nosso, o caráter de um povo é aquilo que ele pensa. acredito que se sair perguntando sobre o momento em que o Brasil se tornou uma força econômica, vou escutar falar que foi quando ganhamos essa olimpiada... e sobre reservas de petróleo e crescente influência no diálogo internacional sobre comércio? e quanto a saber dos nossos problemas de infra-estrutura , de educação, tecnologia, saúde, cidadania etc; bem, as olimpíadas resolvem alguns problemas de popularidade do nosso presidente... de forma nenhuma sou contra as olimpíadas no Brasil, acredito q as olimpíadas será uma excelente oportunidade para faturar.as construtoras vão faturar horrores, os vendedores de brindes, cerveja, os publicitários, os bancos etc vão crescer. mas bilhões serão desviados da solução dos problemas, infelizmente o povinho brasileiro ainda carrega o sangue escravo nas veias.
...dias depois que o Brasil ganhou as olimpíadas, um catalão decepcionado me falou assim: o metalúrgico do teu país deve achar que esta se vingando com as olimpíadas das pessoas que tem olhos azuis e cabelos louros (como ele, Lula, chama as pessoas do primeiro mundo). e eu, não pude fazer nada alem de sentir vergonha, no mesmo dia um jornal de Barcelona tinha na CAPA: ‘’traficantes do RJ, CIDADE QUE SEDIARÁ AS OLIMPIADAS DE 2016, derrubaram um helicóptero da policia.’’ ... Agora, me resta torcer, para que os brasileiros em alta durante a abertura dos jogos pensem em maioria como tu.