sexta-feira, 21 de maio de 2010

Um charme especial

Afinal de contas, o que é charme? De forma breve, é aquilo que encanta e seduz, provoca atração. Contudo, por senso comum, sempre relacionamos o charme a algo com estilo, com elegância, até com riqueza. Mas sempre existem exceções. A Libertadores tem um charme, que não é rico nem elegante. Muito pelo contrário, a Libertadores é farrapa, maltrapilha. Ela permite que tenha cachorro e pilha em campo, briga dentro de vestiário, bombas, fumaça e toda aquela selvageria que faz com que o futebol pareça uma batalha romana.
Saudável, não é. Esportivo? Muito menos. Mas isso seduz e encanta à todos aqueles que assistem, e este é o charme da Libertadores. E também, como já dito, Libertadores é Champions League, mas sem frescura.
Sorte ou competência
Há um senhor sempre postado à beira do campo. Mal encarado, feio. De semblante pesado e brigão. Bem vestido - socialmente - , porém sempre escabelado por ter além da gravata, uma corda no pescoço.
Jorge Fossati me desperta curiosidade. Não sei até onde ele realmente é um estrategista. Existe algum limite em que sua competência encerra e o uruguaio vira vibração. Como todo sul americano, seu sangue ferve e, sabe-se lá como, ele faz o certo. Fossati deu o doce ao Estudiantes e tirou na hora certa. Nos mesmos 43 minutos do segundo tempo de quinta passada. Que bom que o Inter levou dois gols, cedo. E que bom, que o Estudiantes acreditou que poderia segurar o resultado ao invés de tentar o terceiro gol, o que sairia facilmente. Se tivemos competência ou sorte, não sei. Abaixo de pressão o Inter avança. E, que assim siga. Com ameaça de demissão do contestado Fossati, com Alecsandro de titular, com Pato saindo da área, com gol aos 43 em meio a fumaceira adversária...
Entre a competência e a sorte, fico com a raça. O único atributo que vi no Inter, nessa Libertadores foi raça. Garra, que faltou aos demais.
Temos um Inter copeiro, apenas. Sem firulas, Adrianos e Ronaldos, que por sinal, já ficaram pelo caminho juntos, agora, com Sebástian Verón.

2 comentários:

Unknown disse...

a raça do inter! que venha o Tinga e seu cabelo charmoso!

Anna Paula disse...

Já percebi que na maioria dos seus textos tem um espaço reservado para o futebol no qual você escreve muito bem, mas eu gostaria de sugerir algo que você pudesse escrever sobre amor, ódio e ciúmes.