terça-feira, 30 de setembro de 2008

Brasileirão 2008

Não podemos deixar esta semana (e essa rodada) passar despercebida, o campeonato brasileiro se encaminha para sua reta final e por incrível que pareça a cada rodada, ao invés de se definir a posição das equipes, o campeonato vai se embaralhando. Para quem dizia que campeonato por pontos corridos não tem emoção até que esse vai indo bem, não?!
Se olharmos os extremos da tabela, podemos pensar que não é tão pequena a diferença, afinal o líder Palmeiras tem quase o dobro do lanterninha Fluminense. (50 - 26) Mas ao analisarmos o miolo vemos quase que uma contagem regressiva, seja no topo ou na parte baixa da tabela. São raros os clubes que tem uma pontuação diferenciada dos demais. Há casos em que três ou quatro times têm a mesma pontuação, por exemplo: Cruzeiro, Flamengo e São Paulo, 46. Depois deles a já citada contagem regressiva: Botafogo, 43. Goiás, 42. Internacional, 42. Coritiba (e não, Curitiba) 41. Vitória 40 e finalmente, Sport com 39.
O campeonato fez-se mais competitivo, mais excitante de algumas rodadas para cá. Parecia quase que perdera a graça quando o Grêmio ao fazer excelente primeiro turno abriu 6 pontos de vantagem dos demais e se encaminhava a uma campanha fantástica, mas de repente despencou, por sabe se lá quais motivos... Não vamos aqui, ficar discutindo se foi por A ou por B que o rendimento baixou, pois a matemática por sua exatidão nos mostra que o campeão do 1º turno é o mesmo que está em 15º no segundo. Para mal ou para bem, vamos ver pelo lado positivo, o campeonato está em aberto, e torcemos para que, assim siga até o máximo de rodadas possíveis.
Para não falarmos somente de quem caiu de rendimento vamos ver quem conseguiu evoluir. O Ipatinga, que só podia subir, pois era o último ao final do primeiro turno, realmente subiu. Somente no segundo turno o Ipatinga conquistou 11 pontos quase que a metade do seu desempenho no campeonato inteiro, e se fizessemos valer apenas o segundo turno até aqui ele estaria na nona colocação, e se classificaria para a Sulamericana. Ou seja, ao mesmo passo que uma tematização, o líder desce, o lanterna sobe e os clubes vão se igualando. Se assim seguir, não mais sentiremos saudades nos tempos em que se torcia para entrar no quase que extinto octogonal final.

2 comentários:

Samuel Colorado disse...

Boa meu guri! Está jóia o comentário sobre o Brasileirão! Já foi tarde esta implantação da fórmula de campeonato por pontos corridos...emoção é o que não falta e foi o que não faltou em todos esses campeonatos passados realizados dessa maneira...

Unknown disse...

É meu menino, li o primeiro comentário sobre o D'alessandro, e desencanei de comentar porque sei que voc~es deixam a paixão falar mais alto, mas se você seguir escrevendo assim, como nessa observação sobre o brasileirão, sem paixonite aguda, você vai longe, o final do comenário sobre a queda do primeiro e a subida do lanterna é muito boa.Continue assim.